O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pedreira e as Secretarias Municipais de Promoção Social e Planejamento, contando com o apoio do Ministério Público, promoveram no domingo, 4 de outubro, as eleições para escolha dos novos Conselheiros Tutelares para o mandato de quatro anos, a partir de janeiro de 2016.
Todo o processo eleitoral ocorreu das 8h às 17h, nas dependências da Escola Estadual Dr. Silvio de Aguiar Maya, localizada na Vila Santo Antônio, disponibilizando 12 seções para a votação, que foi facultativa. “Aproximadamente 80 pessoas estiveram trabalhando nas eleições para escolha dos novos Conselheiros Tutelares de Pedreira.
Em nome do CMDCA quero agradecer as equipes das Secretarias Municipais de Promoção Social, Educação, Saúde, Cultura; os representantes das entidades: SOS, SAMUCA e APAE, além do Ministério Público, que estiveram trabalhando com muita dedicação neste pleito eleitoral”, enfatizou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pedreira Ana Paula Thomazini Cremasco.
O secretário de Planejamento Allan Rodrigo Alves, destacou que os Conselheiros Tutelares trabalham diretamente no enfrentamento à negligência, à violência física e psicológica, à exploração sexual e a qualquer forma de violação de crianças e jovens. “O processo que culminou com este pleito eleitoral foi iniciado no mês de abril, com a abertura das inscrições, posteriormente no mês de julho, foi aplicada uma prova e os candidatos aptos ao cargo passaram por treinamento e puderam realizar sua campanha, visando à conquista de votos”, ressaltou o secretário.
Para a Promotora de Justiça da Comarca de Pedreira, Dra. Walesca Bueno Sanches Buratto, que esteve acompanhando todo o processo eleitoral e a apuração dos votos, a participação da população foi de grande importância. “Todo o processo resulta no fortalecimento do Conselho Tutelar, que representa um ganho imediato para a sociedade, atuando com maior estrutura em defesa dos direitos da criança e do adolescente. Parabenizo a todos os evolvidos nesta primeira eleição para Conselheiro Tutelar de Pedreira”, concluiu a Promotora de Justiça.
Edson Luis Nascimento, secretário municipal de Promoção Social, enfatizou que o processo proporcionou uma melhor formação dos Conselheiros. “No total cinco novos Conselheiros Tutelares eleitos neste domingo, 4 de outubro, serão empossados em janeiro de 2016, para o mandato de quatro anos, tendo mais cinco suplentes”, concluiu Edson Nascimento.
O prefeito Carlos Pollo lembrou na ocasião, que os Conselhos Tutelares são órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes. Eles foram criados pela Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, para agilizar o atendimento prestado à população infanto-juvenil. “Parabenizo os conselheiros eleitos pelo voto democrático de cada munícipe que participou deste pleito. Gostaria também de agradecer o trabalho dos funcionários das secretarias municipais, entidades assistenciais, funcionários da Escola Estadual Dr. Sylvio de Aguiar Maya, Poder Judiciário, Polícia Militar e Guarda Municipal”, salientou o prefeito Professor Carlos.
A apuração dos votos de 3.097 eleitores aconteceu logo após às 17 horas, nas dependências do Ginásio de Esportes “Dr. Silvio de Aguiar Maya”, sendo acompanhada pelos candidatos, fiscais, familiares e população em geral.
Foram eleitos Conselheiros Tutelares: Jenifer Caroline Dacol – 276 votos; Marcela Azevedo Franco de Godoy – 266 votos; Katia Rosana Furlan Conti – 211 votos; Adriana Ferraz da Silva Amorin – 209 votos; Anderson Franco de Godoi – 154 votos.
Conselheiros Tutelares Suplentes: Messias Duó dos Santos – 150 votos; Carlos Eduardo Rodrigues – 141 votos; Lucia Rosa da Silva – 132 votos; Claudio Rogério Colosso – 131 votos; Bruna Spoladore – 123 votos.
FONTE: IMPRENSA - PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA
0 comentários:
Postar um comentário