| Ana Paula e Marcela explicando o trabalho realizado pelo CREAS |
| Sheila ministrando palestra aos jovens do Projeto Cidadania |
No último dia 25/11 aconteceu nas dependências da secretária de Promoção Social através do secretário de Promoção Social, Edson Nascimento, a coordenadora do Projeto Cidadania, Ana Paula Thomazini em conjunto com a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Denise Toledo Santos, representado pela estagiária de Serviço Social, Marcela A. F de Godoy, palestra voltada aos jovens do projeto cidadania referente ao uso de drogas lícitas e ilícitas que sofre aumento no número de dependentes químicos sendo muitos deles crianças e adolescentes.
A palestra ministrada pela voluntária do grupo de apoio Amor Exigente, Sheila de Souza, iniciou explicando que o adicto é o indivíduo que necessita de quaisquer atividades viciosas para aliviar o que designa por si, serem problemas ou apenas por prazer perdendo o autocontrole, alertando ainda que o adicto possa iniciar seu vício na infância, até mesmo muitas vezes influenciado por pais e responsáveis.
“Não existe cura para o adicto à droga, existe tratamento para que haja a desintoxicação da droga no organismo e após esse processo deve-se viver um dia de cada vez, ou seja ‘só por hoje’, continuando o tratamento de acordo com o que cada clínica de reabilitação preconiza”, informou Sheila nos instantes que ocorria a palestra.
A palestrante destacou ainda o papel fundamental que cabe a família do adicto, como frequentar grupos de apoio como o Amor Exigente que auxilia na reestrutura familiar para se adequar melhor após o período de desintoxicação.
Ao abrir para perguntas Sheila e um adolescente adicto pós período de desintoxicação por uso de drogas respondeu a diversas perguntas dos integrantes do Projeto Cidadania.

0 comentários:
Postar um comentário